“Dá ouvidos, Senhor, e escuta; abre os teus olhos, Senhor, e vê.” Isaías 37:17
“Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.” Salmos 34:15
Quando penso que o Senhor está em seu alto e sublime trono (Isaías 6:1), com os olhos em mim e os ouvidos atentos para me ouvir, sinto-me privilegiada. Ser justo não é fácil, mas eu luto por isso.
Justo: respeitar e agir de acordo com o que Deus ensina, moralmente conforme os princípios Dele. Ser uma mulher virtuosa.
Um dia, precisei encontrar em mim o desejo de ouvir a voz do Senhor. E não era apenas viver com a possibilidade de ouvi-Lo no sobrenatural, mas, principalmente, ouvi-Lo através do que hoje é palpável: a Bíblia — conhecendo e compreendendo Sua vontade e Sua justiça. A consequência disso foi encontrar também em mim o temor e o desejo em obedecê-Lo. Porque a verdade é que:
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 7:21
É tão bom saber que Deus nos ouve, que Seus ouvidos estão inclinados para nós. Mas e nós? Fazemos o mesmo em relação a Ele? Temos ouvido a Sua voz?
Ao ler o livro de Jeremias, saltou-me aos olhos o momento em que o profeta é conduzido pelo Senhor a lembrar o povo de Judá e os habitantes de Jerusalém de que deveriam guardar o sábado, um dos dez mandamentos que Deus deu ao Seu povo. O Senhor os lembrava de que seus antepassados haviam deixado de lado esse princípio:
“Mas não atenderam, não inclinaram os ouvidos; antes, endureceram a cerviz, para não me ouvirem, para não receberem disciplina.” Jeremias 17:23
Deus diz, neste versículo de Jeremias, que não apenas eles não O atenderam, mas também não inclinaram seus ouvidos. Em algumas versões, lê-se que não inclinaram suas orelhas. Imagine a cena! Alguém que se recusa a inclinar-se, que talvez até tape os ouvidos para não ouvir.
Na antiga cultura do Oriente, o ato de inclinar a orelha significava um esforço para entender e obedecer. Envolvia um compromisso de ação. Não incliná-la significava ignorar e desobedecer. Rebelião.
Jeremias também falou sobre a dura cerviz. Um pescoço enrijecido simboliza resistência, uma recusa em obedecer. É como um animal que não quer ser guiado.
Quantas vezes somos assim com Deus, o nosso Pai?
É muito fácil desejar que Deus nos ouça. Que não apenas ouça, mas compreenda cada clamor do nosso coração e traga salvação para qualquer situação. Mas e nós? Estamos dispostos a Inclinar também nossos ouvidos a Ele? Aceitamos quando Ele nos chama de volta? Quando Ele nos disciplina?
A disciplina nada mais era do que um chamado ao arrependimento e à restauração, para trazer Seu povo de volta à Sua presença. Um ato de amor. Hebreus 12:5-6 nos lembra hoje:
“Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que Ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a Sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama …”.”
Não desista de ouvi-Lo.
Palavras escritas para hoje:
“Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.”
Salmos 34:15
Escreva para viver melhor:
Creia: o Senhor está com o ouvido inclinado para ti. Escreva o que deseja dizer a Ele hoje.
Sente-se confortavelmente, coloque uma música calma, incline levemente o seu ouvido e tente ouvi-Lo. Escreva tudo o que vier à sua mente e ao seu coração. Deixe as palavras fluírem. No início, pode não fazer sentido, mas o Espírito Santo te conduzirá por um caminho que te levará para mais perto do Pai.